Alunos

Adriana Ines Strappazzon

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Tem interesse nas áreas de etnologia indígena e antropologia política. Atualmente cursa o mestrado em Antropologia Social na mesma universidade.

Lattes

Brisa Catão Totti

Mestranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Bacharel em Ciências Sociais pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Lattes

Cinthia Creatini da Rocha

Doutoranda em Antropologia Social (UFSC, 2009, em andamento). Mestre em Antropologia Social (UFSC 2005). Graduada em Ciências Sociais (UFRGS 2002). Pesquisadora junto às questões indígenas no sul do Brasil desde 1998. Possui experiência no acompanhamento de laudos, pesquisas e consultorias antropológicas. Temas de interesse em antropologia: política ameríndia – saúde indígena – etnohistória.

Lattes

Júlia Machado Souza

Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC). Possui graduação em Ciências Sociais – Bacharelado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – campus Toledo (2009).

Lattes

Juliana Pereira Lima Caruso

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Doutoranda em Antropologia pela École Pratique des Hautes Études (França), Bolsa CAPES Doutorado Pleno no Exterior. Atuando principalmente no seguintes temas: parentesco, casamento, fuga , redes empíricas de parentesco e programas computacionais de parentesco.

 Lattes

Marta Magda Antunes Machado

Possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987); bacharelado em Teologia pelo Instituto Teológico de Santa Catarina (1993); e mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente, é professora licenciada da Universidade do Sul de Santa Catarina/UNISUL.

Lattes

Mayara Maciel

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Municipal de São José(2011).

Lattes

Rafael Palermo Buti

Possui graduação em Ciências Sociais (2006) e mestrado em Antropologia Social (2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorando em Antropologia pelo PPGAS-UFSC, estuda o atual contexto político e de legitimação junto ao Estado dos grupos remanescentes de quilombo do sul do Brasil. Desde 2008 faz pesquisa junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária para subsidiar políticas públicas de promoção de direito dos grupos remanescentes de quilombo do sul do Brasil. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em antropologia dos grupos quilombolas e história da escravidão, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, articulações políticas, escravidão, regimes de memória e de historicidade, territorialidade, pertencimento, Estado.

Lattes

Talita Sene

Mestranda em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS / UFSC). Aprovada em primeiro lugar no processo seletivo para ingresso no Mestrado em Antropologia Social, 2012. Bacharel em Ciências Sociais pelo Departamento de Antropologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH / UFSC, 2011). Integra a Linha de Pesquisa "Análise de Rituais e Etnologia Indígena" do Núcleo de Pesquisa em Fundamentos da Antropologia, desde 2007. Tem experiência nas áreas de etnologia indígena, rituais, etnomusicologia, teoria antropológica, religiosidades, gênero. É bolsista do CNPQ.

Lattes

Thiago Mota Cardoso

Biólogo, Doutorando em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA. Assessor da Escola Indigena Munduruku, Ibaorebu, em Agroecologia. Pesquisador do projeto COMBIOSERVE (Avaliação dos esforços de conservação de comunidades locais) e PACTA (Populações locais, agrobiodiversidade e conhecimentos tradicionais). Foi consultor da UNESCO/FUNAI em Gestão Territorial das Terras Indígenas das etnias Pataxó e Potiguara. Consultor do MMA/PNUD no Etnomapeamento Agroextrativista na TI Pataxó. Consultor FUNAI/CGID e GIZ na elaboração do Documento de Orientação para Elaboração de Estudo Ambiental para Identificação e Demarcação de Terras Indígenas. Experiência em pesquisa e ação relacionados à áreas protegidas e populações locais na Chapada Diamantina, com pescadores artesanais na Foz do Rio São Francisco e no Litoral do Paraná. Pesquisador associado em projetos socioambientais pelo IPÊ- Instituto de Pesquisas Ecológicas, onde coordenou projetos sobre áreas protegidas, biodiversidade, conhecimentos tradicionais e territórios comunais. Atua principalmente nos seguintes temas: antropologia social, antropologia da paisagem, etnoecologia e etnobiologia, ecologia e cosmologia, gestão territorial e ambiental, áreas protegidas, povos tradicionais e indigenas, agroecologia, economia solidária e etnodesenvolvimento, educação intercultural e conservação da (agro) biodiversidade.

Lattes

Tiago Moreira dos Santos

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2002), mestrado (2005) em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em andamento na mesma instituição, onde realiza pesquisa com os índios Munduruku do Alto Tapajós. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Política e Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: etnologia indígena, movimentos sociais e doença, comunidades negras, antropologia política.

 Lattes